Blog da Roseta

Prosa da Roça

A tradição da cavalgada até Aparecida do Norte

A cidade de Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, recebe devotos de todo o Brasil anualmente.

A tradição das romarias até a Basílica, que teve sua construção iniciada em 1946 e sua consagração no ano de 1980, remonta a décadas passadas.

Assim, como sinal de fé e tradição, centenas de cavaleiros e amazonas fazem longos percursos até o local sagrado para os católicos. Quer saber um pouco dessa história? Então vem com a gente.

A Basílica histórica

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida é o maior templo religioso do Brasil e o segundo maior do mundo, atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Assim, não é difícil ficar admirado pela opulência da construção em uma primeira visita ao local.

O projeto de Benedito Calixto Neto levou anos para a sua conclusão e hoje conta com uma estrutura moderna para receber milhares de fiéis oriundos de todo o país.

Talvez o local mais emblemático na catedral seja a parede, onde dentro de um nicho de ouro, está a imagem original da Santa.

Segundo a história, a imagem foi encontrada , em meados do século XVIII, por pescadores que jogavam suas redes sem sucesso no rio Paraíba do Sul próximo ao Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida. Depois de recolher a imagem em suas redes, a pescaria  tornou-se farta, o que é considerado um dos milagres da Santa.

A tradição da cavalgada até Aparecida do Norte

Cavaleiros na basílica antiga de Nossa Senhora Aparecida

Cavaleiros em Aparecida em 1981, no Santuário antigo.

O costume de fazer romarias até um local sagrado é algo comum na cultura humana desde tempos remotos.

Ainda não se sabe quando aconteceram as primeiras cavalgadas até o Santuário de Aparecida, mas a tradição tem seguido por muitos anos.

Um grupo de Itapecerica (MG), por exemplo, faz o percurso de 400 km anualmente e se vestem de tropeiros para relembrar a tradição das longas cavalgadas.

No entanto, é possível encontrar diversos grupos, empresas e trajetos que realizam  essa viagem a cavalo.

Encontrar uma empresa para fazer cavalgada até Aparecida

Viagens a cavalo são empreitadas que demandam cuidados, estrutura e muita organização para funcionar de forma correta.

Se você estiver buscando um grupo especializado nesses passeios, é sempre importante atentar-se à segurança, expertise e reputação do local.

Afinal, uma viagem desse tipo deve ser executada seguindo um planejamento muito bem feito em logística e tempo.

A Fazenda da Roseta , por meio de um de seus antigos proprietários , em meados dos anos 50 , já realizava esta viagem com todos os cuidados e preparos necessários , começando pelos cavalos .

E de Pai para Filho, em 1981 o atual proprietário deu continuidade a essa cultura realizando sua primeira viagem a cavalo a Aparecida do Norte . Uma viagem memorável.

Lembrando que estas duas viagens tiveram seu destino ao primeiro Santuário de Nossa Senhora de Aparecida que hoje é considerado a Basílica Velha . Esta possui um estilo barroco e é o terceiro local religioso que abriga a imagem de Nossa Senhora de Aparecida .

Há mais de 130 anos recebe e acolhe os romeiros e visitantes .

Hoje , a história continua. As viagens a cavalo têm como destino o Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida e também uma visita à Basílica Velha , no centro da cidade .

Em parceria com a Viajar a Cavalo.

a Fazenda da Roseta realiza toda a viagem . A organização é feita  por uma equipe que cuida de toda a logística de hospedagem, roteiro e tropa.

Uma parceria que prima pelo bem estar das pessoas e dos animais , oferecendo uma viagem segura e com belíssimos roteiros pela  Serra da Mantiqueira .

E aí? Gostou de aprender sobre a cavalgada até Aparecida do Norte? Conheça a Viajar a Cavalo, empresa parceira da Fazenda da Roseta e que oferece essa viagem super especial.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
WhatsApp chat