Meio Ambiente

You are Here Home|Meio Ambiente

Nós pensamos no Meio Ambiente

A Fazenda da Roseta está localizada na Bacia Hidrográfica do Rio Baependi, que deságua no Rio Verde e que por sua vez vai desaguar no Lago de Furnas cujas águas seguem para o Rio Grande. A sede da Fazenda se localiza na margem esquerda do córrego do mesmo nome. A altitude é de cerca de 950 metros e tem seu ponto culminante a 1200 metros na Serra da Roseta.

O ecossistema predominante é a Mata Atlântica.

A Roseta se localiza dentro do perímetro da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica cuja declaração de tombamento pela UNESCO se deu em 15 de fevereiro de 1993.

Passando por um longo processo de regenerarão natural, a Serra da Roseta possui hoje uma significativa porção de matas. As inúmeras nascentes se encontram protegidas e as matas ciliares em processo de recuperação.

Todo o esgoto doméstico produzido na Fazenda é tratado. Um antigo silo trincheira foi adaptado e transformado em uma Estação de Tratamento de Esgoto – ETE (anaeróbico de fluxo ascendente).

Os resíduos domésticos são coletados, reaproveitados ou encaminhados para a reciclagem. Os resíduos dos animais estabulados são curtidos e utilizados nas capineiras e hortas.

Um estudo sobre a avifauna da Fazenda se inicia nesse momento por uma instituição renomada e será objeto de atração turística em um futuro próximo.

Há mais de 200 anos, uma abençoada nascente protegida por uma mata fornece água pura e cristalina para o abastecimento da Fazenda.

Os chuveiros do Pouso do Tropeiro possuem aquecimento solar e serpentina à lenha. A lenha utilizada é o eucalipto ou madeira de café cortado.

Serra da Roseta década de 1970

Serra da Roseta 2016

 

 

Facebook
Instagram