Você já deve ter ouvido falar sobre as delícias da culinária mineira, não é? Conhece as comidas típicas de Minas Gerais?
Isso porque, além dos atrativos turísticos e das belas regiões montanhosas, Minas Gerais também atrai muita gente em busca da boa comida, cheia de sabor e afeto.
E é esse o tema do nosso post de hoje!
A seguir, você vai conhecer um pouco da gastronomia do estado, a origem dessa comida tão diversa e suas principais características. Além disso, vai ver 12 pratos típicos que você precisa provar quando vier a Minas Gerais.
Então, não deixe de acompanhar o artigo até o final.
Origem e características da culinária mineira
Acredita-se que a comida mineira teve sua origem no século XVIII, durante o chamado “ciclo do ouro”. Foi nesse momento que muitas pessoas chegaram à região para explorar o metal. Com isso, houve uma mistura de várias culturas, inclusive na gastronomia.
Assim, a ingredientes típicos das culinárias indígena, africana e portuguesa, além da cultura dos tropeiros foram se juntando, agregando alimentos da própria região, o que contribuiu para a construção de um sabor típico mineiro como conhecemos.
Hoje, a comida da região é marcada por ingredientes muito simples e “da roça”, como o quiabo (que é de origem africana), o milho, a couve, as carnes de porco e de galinha e muitos temperos frescos. Em geral, são utilizados ingredientes acessíveis e que podem ser facilmente encontrados nos quintais das casas.
Também é marcada pela maneira de preparar, no fogão a lenha, lentamente. A comida mineira é muito farta, e na hora que está pronta reúne toda a família.
Com isso, já deu para entender o porquê de a gastronomia mineira ser tão procurada nos dias atuais, não é?
12 comidas típicas de Minas Gerais que você precisa experimentar
Depois de conhecer um pouco sobre a origem e características da comida mineira, veja 12 preparos típicos de Minas Gerais que você precisa provar:
1- Frango com quiabo
Esse é um dos primeiros pratos que vêm à mente quando se fala em comida caipira. O frango com quiabo é tradicional e pode ser encontrado em praticamente todos os restaurantes mineiros.
O prato pode ser preparado de maneiras diferentes, sendo muito comum ensopado. O que não muda é o sabor que aquece o coração.
2- Tutu de feijão
Outro prato muito conhecido é o tutu de feijão, que nada mais é do que feijão com farinha! Para preparar o tutu, é preciso cozinhar o feijão, amassar junto com o caldo e misturar farinha de mandioca.
Para complementar, muita gente adiciona um ovo frito ou couve refogada. Esse prato é extremamente simples, mas muito saboroso.
3- Feijão tropeiro
É difícil falar comidas típicas de Minas Gerais sem citar esse prato. O feijão tropeiro é parecido com o tutu, mas é feito com os grãos inteiros do feijão. Misturado com a farinha, em uma espécie de farofa, o feijão ganha vários condimentos, como linguiça, bacon e ovos.
Esse prato é bastante substancioso, afinal, era comido pelos tropeiros, homens que passavam dias viajando e precisavam de comidas que alimentassem bem.
4- Bambá de couve
O bambá de couve é um prato que surgiu em Ouro Preto, nas senzalas, e une dois ingredientes muito utilizados em Minas: o fubá e a couve. Esse preparo é uma espécie de mingau engrossado com fubá e couve. Pode ser finalizado com toucinho e bacon.
5- Galinha ao molho pardo
A galinha ao molho pardo é um dos pratos mais consumidos no estado. O molho pardo é preparado com o próprio sangue da galinha, e depois de finalizado, o prato é servido com farinha e couve refogada.
6- Pão de queijo
Talvez o preparo mais conhecido do estado, o pão de queijo já é considerado patrimônio do estado de Minas Gerais. O pão de queijo é feito basicamente com polvilho e queijo, e acompanha muito bem um café quentinho. Hoje, existem várias receitas e o preparo já pode ser encontrado em todo o país, mas nenhum supera o original mineiro!
7- Doce de leite
O doce de leite é outro preparo muito conhecido do estado, sendo as variedades do sul de Minas os mais famosos e procurados. Ao visitar o estado, você não pode deixar de experimentar, principalmente acompanhado de um queijo regional.
8- Doces de tacho
Os doces de tacho são marca registrada da comida caseira e caipira. Podem ser feitos com frutas como mamão, goiaba (a famosa goiabada), e outros ingredientes como a abóbora. Esses doces são deliciosos para acompanhar o pão de queijo.
9- Leitão à pururuca
Não podia faltar uma receita de porco nessa lista. O leitão à pururuca é um preparo muito consumido no estado, preparado a partir de um “banho” de óleo fervendo no porco.
10- Ora-pro-nóbis
Muito consumida em Minas Gerais, a ora-pro-nóbis é considerada uma PANC (planta alimentícia não-convencional) em outros estados. Pode ser refogada como a couve ou ensopada e acompanha bem qualquer preparo — além de ser riquíssima em nutrientes.
11- Queijos
Os queijos mineiros são muito procurados (tem gente que visita o estado só para provar!), além de variados. O queijo de Minas e os queijos da Serra da Canastra estão no topo dos mais gostosos.
12- Broa de milho
Para finalizar a lista, a broa de milho, que pode ser doce ou salgada, é um preparo com cara de casa de avó e é deliciosa para o café da tarde.
Onde comer comida mineira
Viu só quanta comida boa? E tudo isso fica ainda melhor quando é cozinhado em fogão a lenha e com ingredientes frescos direto da roça!
Por isso, o ideal é se deliciar com essas iguarias em um restaurante familiar, tipicamente mineiro. Afinal, além da comida, um bom papo e ambiente acolhedor fazem toda a diferença.
No restaurante da Fazenda da Roseta, você pode experimentar vários pratos típicos da região, e ainda acompanhar com uma boa cachaça de alambique, que é outro símbolo da cultura de Minas Gerais.
Se você ficou interessado em saber mais sobre a culinária mineira e provar as comidas típicas da região, conheça o restaurante da Fazenda da Roseta, situado em Baependi, Sul de Minas.