Blog da Roseta

Prosa da Roça

Música caipira raiz: o cotidiano do campo em forma de arte

Você sabe qual é a história do sertanejo raiz? Esse estilo musical que é um dos símbolos da cultura interiorana do Brasil surgiu há quase 100 anos, e ainda é de extrema relevância pelo país todo.

No post de hoje, vamos conhecer um pouco sobre o sertanejo raiz e entender por quais transformações o estilo passou, desde sua origem simples no sertão até a música que é feita hoje em dia, com grandes produções que atingem um público gigante.

A seguir, saiba tudo sobre a história do sertanejo raiz!

Conheça a história do sertanejo raiz

música caipira

A música caipira brasileira é um grande símbolo da cultura do país, e já tem uma longa história.

Estima-se que o estilo musical tenha surgido por volta de 1910, e se tornado popular com o lançamento de discos do cantor Cornélio Pires, em 1929, que também incluiu nos álbuns alguns causos e anedotas.

A partir daí, o sertanejo como estilo musical se tornou bem conhecido e várias duplas (que são muito conhecidas até hoje) surgiram, como Vieira & Vieirinha e Tonico & Tinoco, além de cantoras como Inezita Barroso.

No entanto, as músicas caipiras, que muitas vezes surgiam dos causos contados, já faziam parte da cultura e eram conhecidas e cantadas com frequência nos espaços rurais, como sinônimo de reunião e festa.

Principais características da música caipira raiz

música caipira no Brasil

Entre as principais características da música caipira raiz podemos citar:

  • Temas relacionados à vida no campo e o cotidiano do interior;
  • Geralmente as músicas eram cantadas por uma dupla, com as duas vozes em sintonia;
  • Logo no início da música caipira, as duplas eram compostas por cantores com vozes bem agudas e nasaladas;
  • No nordeste do Brasil, a sanfona é muito comum no sertanejo. Já no centro-oeste, sul e sudeste, o violão e viola são os instrumentos principais.

O sertanejo ao longo do tempo

sertanejo raiz através do tempo

Com o tempo a música caipira foi se expandindo, e a partir dela, novas vertentes foram criadas como o sertanejo romântico e universitário.

Após a 2ª Guerra Mundial, o estilo caipira passou por algumas transformações e incorporou novos instrumentos, além de ser fundido a outros estilos musicais. Foi nesse período que a música sertaneja começou a ser incluída nos rodeios, tornando-se também um símbolo desses eventos.

Mais tarde, com a época da Jovem Guarda, a guitarra elétrica passou a ser incorporada e novos artistas, como Sérgio Reis, começaram a se dedicar ao sertanejo. Nesse momento, o ritmo passou a ser ainda mais difundido e começou a tocar nas rádios.

Já nos anos 80, o estilo musical dá seu grande salto com o surgimento de inúmeras duplas que seguem até hoje. Foi nessa época que o ritmo passou a ser incorporado nas novelas, já com um caráter romântico, e grandes shows e produções começaram a ser feitos.

A partir dos anos 2000, o sertanejo universitário surgiu e ganhou muita força no Brasil todo. Até hoje, segue muito forte, mas é bastante diferente da música caipira raiz. Atualmente, a viola caipira é mantida em algumas duplas e cantores solo, mas o ritmo pop, e até mesmo o rock, foi bastante incorporado pelos sertanejos universitários.

Porém, é claro que a música caipira raiz segue muito forte, preservada e escutada por gente de todo o Brasil!

E aí, gostou de conhecer a história do sertanejo raiz? Então não deixe de seguir nossas redes sociais para ver mais conteúdo como esse!

LEAVE A COMMENT

Abrir no WhatsApp!
Entrar em contato!
Olá, entre em contato para reservas, preços, passeios a cavalo e mais.