Blog da Roseta

Prosa da Roça

Quais são as principais atividades do ecoturismo?

Provavelmente você já ouviu falar em ecoturismo, não mesmo? Arriscamos até a dizer que você já tenha praticado algo relacionado a este segmento de turismo. 

No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre o que este termo significa e quais são as principais atividades incluídas. 

Assim, escrevemos este post para que você fique por dentro do assunto e possa até se interessar mais por essa modalidade. Vamos lá? 

O que é o ecoturismo?

De acordo com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), ecoturismo é o “segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.”

Esta definição deixa claro que o ecoturismo — também chamado de turismo ecológico — deve ter uma responsabilidade ambiental com a conservação e sustentabilidade do seu meio. 

Portanto, não se pode chamar de ecoturismo as atividades em locais que promovem a degradação do meio ambiente, por exemplo. 

Quais são as principais atividades do ecoturismo?

As atividades do turismo ecológico são muitas e sempre envolvem a contemplação ou interação sustentável e benéfica com a natureza. 

Muitas vezes, essas atividades possuem um caráter educativo, trazendo conhecimento sobre a fauna, flora e ecossistemas de uma dada localidade. 

Assim, podemos citar as seguintes atrações: 

Observação de aves

observação de aves - ecoturismo

Ave na Fazenda da Roseta

Em inglês, birdwatching, esta atividade possui muitos adeptos e tem ganhado popularidade nos últimos anos. 

Trata-se da observação de aves em seu habitat natural, com respeito e cuidado ao ambiente. 

Geralmente a atividade envolve a fotografia como parte intrínseca da observação, gerando lindas imagens desses animais. 

Observação da flora

Ecoturismo / Caminha de aventura no sul de minas

Esta atividade permite conhecer diversas espécies de plantas, árvores e flores, além de suas utilidades e curiosidades. 

Dentro deste segmento, podemos citar os parques ecológicos, jardins e hortas orgânicas que permitem a visitação e interação. 

Além disso, caminhadas e passeios pela floresta também abrangem a observação tanto da flora como da fauna. 

Visitas a cavernas (espeleoturismo)

Outra atividade muito popular do segmento é a visita a cavernas, o chamado espeleoturismo. 

Entretanto, esta atividade também exige diversos cuidados para que o ambiente seja preservado, já que as cavernas possuem formações geológicas de milhões de anos. 

Em Minas Gerais existem diversas grutas mundialmente famosas, como a Gruta da Lapinha, em Lagoa santa, e a Gruta de Maquiné, em Cordisburgo. 

Esportes de aventura

Existem diversos esportes que promovem a interação sustentável com a natureza e, portanto, podem ser enquadrados nesta modalidade de turismo. 

Como exemplo, podemos citar o mountain bike, as caminhadas ecológicas, o rapel, o mergulho livre e o snorkel. 

No entanto, é preciso sempre se ater a cuidados e regras que buscam a segurança do praticante e a conservação ambiental. 

E aí, gostou de aprender sobre o ecoturismo e suas atividades? Então, entre em contato com a gente e conheça nossas atrações. 

LEAVE A COMMENT

Abrir no WhatsApp!
Entrar em contato!
Olá, entre em contato para reservas, preços, passeios a cavalo e mais.