Blog da Roseta

Prosa da Roça

Cavalo Andaluz: conheça sua origem, curiosidade e características

A raça do Cavalo Andaluz é uma das mais importantes do mundo. Sendo assim, para quem é apaixonado pelo mundo dos equinos, conhecer um pouco sobre o animal é fundamental.

No post de hoje, vamos falar um pouco sobre o Andaluz, explicar sua história, principais características e algumas curiosidades.

Para saber mais sobre essa raça que é tão querida por criadores e esportistas, continue a leitura!

História do Cavalo Andaluz

Cavalo andaluz preto

O Cavalo Andaluz é originário da Andaluzia, região sul da Espanha. Estima-se que esse seja o cavalo de sela mais antigo do mundo, visto que já existe há mais de 4.000 anos.

A origem do ano animal se deu a partir do cruzamento entre cavalos selvagens ibéricos e berberes, do norte da África. A partir desse cruzamento, o Andaluz passou a ser criado tanto na Espanha quanto em Portugal.

A história do animal aqui no Brasil começa junto com a história do país, visto que foram trazidos logo no ano 1.500 com os conquistadores, e ajudaram na colonização do território.

Por ser uma das primeiras raças da Europa, o Cavalo Andaluz é conhecido como “cavalo colonizador”, pois dele derivam o Puro Sangue Inglês, o Mustangue, o Holsteiner, entre outros, e é claro, algumas raças brasileiras, como o Mangalarga Marchador.

Principais características

No que se refere à personalidade, algumas das principais características do animal são a inteligência, gentileza, versatilidade e resistência.

Já sobre as questões físicas, este é um animal belíssimo, que pode pesar até 450 kg e chegar até 1,56 m de altura.

Possui ossos e músculos bem desenvolvidos, o que faz dele um animal muito forte, e tem proporção corporal harmoniosa.

O Andaluz pode ter todas as cores de pelagens, menos a pío. Saiba mais sobre os tipos de pelagens de equinos clicando aqui.

Curiosidades

Agora que você já conhece um pouco sobre o animal, veja algumas curiosidades bem interessantes sobre essa raça:

  • Por ser muito resistente e ágil, o Cavalo Andaluz é ótimo para a prática de diversas modalidades esportivas, como salto, tração ligeira e adestramento. Também é excelente para passeios em geral, por sua docilidade.
  • Desde sempre essas características do animal são utilizadas, e no passado, esteve muito presente na linha de frente das guerras.
  • Na Antiguidade, as manchas do Andaluz — ou a falta delas — podia significar bons ou maus presságios, de acordo com a crença local.
  • No século XVIII, a raça quase entrou em extinção aqui no Brasil, e acabou sendo reinserida em 1996. Hoje, os maiores rebanhos da raça estão em território brasileiro.
  • O nome “Andaluz” deixou de ser utilizado na Espanha e Portugal após a Guerra Civil Espanhola, sendo substituído por Pura Raça Espanhola e Puro Sangue Lusitano.
  • O preço do cavalo pode variar de R$5.000,00 a R$15.000,00.

Hoje você conheceu um pouco sobre o Cavalo Andaluz, um dos mais antigos da Europa. Quer saber mais sobre o assunto? Confira nosso post sobre o Cavalo Árabe, outra raça muito antiga e de grande importância.

LEAVE A COMMENT

Abrir no WhatsApp!
Entrar em contato!
Olá, entre em contato para reservas, preços, passeios a cavalo e mais.