Blog da Roseta

Prosa da Roça

15 melhores museus para visitar em Minas Gerais

Minas Gerais é um estado cheio de histórias para contar. E toda essa história é organizada em diversos museus, memoriais e espaços culturais. Você sabia que esse é o terceiro estado com o maior número de museus do Brasil?

Em Minas, os museus abrigam acervos históricos, que contam o caminho percorrido pelo estado até chegar nos dias de hoje. Além disso, tem um dos museus de arte contemporânea mais importantes do mundo, que chama a atenção de visitantes de todos os lugares.

Nessa mistura entre espaços e objetos históricos e atuais, os mais de 300 museus de Minas Gerais estão abertos para visitação e fomentam o turismo da região. Assim, separamos uma diversidade de espaços que você precisa conhecer quando visitar o estado.

Conheça os Museus de Minas Gerais

No estado, há opções para todos os gostos! Veja, a seguir, 16 museus que merecem sua visita:

1- Museu do Sul de Minas – Campanha

Museu do sul de Minas - Campanha  - MG

O Museu Regional do Sul de Minas está localizado na cidade de Campanha, pelo motivo de essa ser a cidade mais antiga da região. Inaugurado em 1992, hoje conta com uma Mostra de Arte Sacra, Objetos de Ferro, Sala de Exposições Temporárias e Sala de Exposição Permanente.

O museu busca desenvolver a pesquisa histórica e cultural da região e fomentar o turismo. Está aberto a toda a comunidade, e tem entrada franca.

2- Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador – Cruzília

Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador - Cruzília

O Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador pode ser visitado gratuitamente na cidade de Cruzília, Sul de Minas. O espaço abriga e difunde informações sobre o Cavalo Mangalarga Marchador, que é originário dessa região, e por isso tem grande importância para o estado. O museu é uma iniciativa da Fundação Barão de Alfenas, montado pelo Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG com apoio da ABCCMM.

3- Museu da Inconfidência – Ouro Preto

Museu da Inconfidência - Ouro Preto 

Situado em Ouro Preto, o Museu da Inconfidência conta com um acervo de mais de 4 mil objetos. Através das exposições, é possível compreender o caminho do progresso mineiro, passando por todas as esferas da vida social da região entre os séculos XVIII e XIX. A entrada para o museu é paga.

4- Inhotim – Brumadinho

Inhotim - Brumadinho

O Instituto Cultural Inhotim, que está localizado em Brumadinho, região metropolitana de BH, é um dos mais importantes museus de arte contemporânea do mundo. O acervo de mais de 200 obras está exposto em 140 hectares, divididos em 22 galerias e jardins. Desde 2006, Inhotim já recebeu mais de 3 milhões de visitantes e artistas renomados do mundo todo. Para quem ama arte contemporânea, vale investir na visita.

5- Museu Histórico de Caxambu

Museu Histórico de Caxambu

Mais um museu da região Sul de Minas, o Museu Histórico de Caxambu, na região das águas, foi inaugurado em 2011. É um espaço muito importante para a região, pois resgata sua história e traz diversas exposições locais e internacionais. Está aberto com entrada franca a moradores da região e turistas.

6- Museu Histórico e Geográfico – Poços de Caldas

Museu Histórico e Geográfico - Poços de Caldas

O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas tem entrada franca, sendo inaugurado em comemoração ao centenário da cidade. Seu acervo compreende pinturas, coleções, acervo fotográfico e objetos sobre a história da cidade, além de uma exposição permanente de Rochas e Minérios da região.

7- Museu de Congonhas

Museu de Congonhas

O Museu da cidade de Congonhas é moderno e bem equipado. Reúne obras do artista Aleijadinho, além de um material educativo que busca preservar a memória de seu trabalho. Está localizado ao lado do Santuário do Senhor Bom Jesus, e traz também a história desse importante espaço.

8- Museu da Loucura – Barbacena

Museu da Loucura - Barbacena

Localizado em Barbacena, o Museu da Loucura é um espaço que funciona no Hospital Psiquiátrico da cidade. No passado, o manicômio, como era chamado, ficou conhecido pelo tratamento dado aos internos. Hoje, após muitos avanços conquistados pela Luta Antimanicomial e mudanças no tratamento psiquiátrico, o local abriga um acervo de fotos, equipamentos psiquiátricos e desenhos e pinturas produzidas por pacientes da época.

9- Memorial Minas Gerais Vale – Belo Horizonte

Localizado na Praça da Liberdade, em BH, o memorial traz expressões artísticas contemporâneas, disponíveis de forma interativa. O espaço foi inaugurado em 2010, e tem a vocação de valorizar a produção mineira. A entrada para o memorial é franca.

10- Museu Histórico de Divinópolis

O Museu Histórico da cidade de Divinópolis funciona em um casarão típico do século XIX. Tem entrada franca e é uma ótima atração a todos que desejarem conhecer melhor a história da cidade e região de Minas.

11- Museu da Liturgia – Tiradentes

Museu da Liturgia - Tiradentes

O Museu da Liturgia abriga tanto Arte Sacra, dos séculos XVIII a XX, quanto expressões artísticas contemporâneas. Conta com um acervo de mais de 420 peças, e é o único museu dedicado ao tema na América Latina. A entrada é paga, e o museu está localizado em Tiradentes.

12- Museu de Artes e Ofícios – Belo Horizonte

Museu de Artes e Ofícios - Belo Horizonte

Localizado em BH, o Museu de Artes e Ofícios – MAO é um espaço cultural que abriga mais de 2000 peças dos séculos XVIII ao XX. Foi inaugurado em 2005, e ocupa os prédios históricos da Praça da Estação.

13- Museu de Ciências Naturais – Belo Horizonte

Museu de Ciências Naturais - Belo Horizonte

O Museu de Ciências Naturais está vinculado à PUC Minas, e conta com uma das maiores coleções de paleontologia da América do Sul, além de uma vasta coleção de plantas e animais. Criado em 1983, o Museu também oferece atrações como uma experiência que envolve réplicas de cavernas mineiras e informações sobre as primeiras escavações.

14- Museu das Minas e do Metal – Belo Horizonte

Museu das Minas e do Metal - Belo Horizonte

O Museu das Minas foi implantado no prédio da antiga Secretaria de Estado da Educação e abriga um vasto acervo sobre mineração e metalurgia, duas das principais atividades econômicas do estado. No espaço, os visitantes também podem interagir com o mundo dos metais, através de ambientes virtuais. A entrada é franca.

15- Museu do Trabalhador Rural – Baependi

Museu do Trabalhador Rural - Baependi

Finalizamos a lista com o Museu do Trabalhador Rural, localizado no Hotel Fazenda da Roseta, no Sul de Minas. O museu foi implantado em 2014 em um prédio que já foi ocupado por um moinho de fubá. No acervo, estão presentes máquinas, equipamentos e ferramentas que foram utilizados no cotidiano dos antigos moradores da Fazenda.

Para visitar o museu e conhecer esse acervo tão importante, hospede-se na Roseta e desfrute também de uma natureza exuberante e passeios a cavalo pela região.

LEAVE A COMMENT

Abrir no WhatsApp!
Entrar em contato!
Olá, entre em contato para reservas, preços, passeios a cavalo e mais.